O culto progressista primeiramente adota o Princípio Universal do Culto - PUC que é diferente do Princípio Regulador do Culto - PRC.
O PRC foi cunhado durante o período da Reforma Protestante durante as discussões que originou a Profissão de Fé de Westminster, que expressa o seguinte:
1. Somente Deus pode determinar como Ele mesmo deve ser adorado;
2. Aquilo que está nas Escrituras Sagradas é a única forma verdadeira e aceita de cultuar a Deus.
Isto implica que qualquer forma não autorizada expressamente pelas Escrituras é não-sacra e não permitida na adoração, o que gera uma lista limitada (oração, cânticos, etc.) do que pode ser feito como adoração nos cultos coletivos.
Nós os progressistas adotamos o PUC que é expresso da forma seguinte:
1. Aquilo que não pode ser feito no culto tão pouco o pode fora dele;
2. As Escrituras Sagradas apenas ordenam a forma básica de culto.
O ponto 1 contrapõe a argumentação de quem adota o PRC que limita a adoração nos cultos coletivos somente a formas bíblicas, pois os mesmos permitem que formas não legalizadas para o culto possam ser feitas pelos membros das igrejas em outras situações (como dança, festas, etc.). Entendemos que se o servo de Jesus que não pode fazer determinada coisa na igreja, tão pouco o poderia fora dos cultos. É necessário salientar que isto se aplica apenas as formas de cultuar o nosso Deus.
Desta feita, entendemos que Deus orientou por meio das Escrituras formas básicas pelo qual quer ser adorado, porém não limitou. É o Espírito Santo o agente responsável pela introdução de outras formas de adoração.
No culto progressista a liturgia é livre e aberta, permitindo que cada denominação estabeleça a sua, devendo seguir a lista básica e por meio do Espírito adicionar o que for necessário para melhor adorar ao Senhor.
Adoração é ato que começa no individual e transpassa para o coletivo durante os cultos. O mais importante é quem está adorando, para que possa ser recebida por Deus como aroma suave e agradável, isto é, ser aceita pelo nosso Senhor.
O culto progressista segue liturgia similar aos demais protestantes (evangélicos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário